quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um dia no hospital de itupeva

Por ironia ou coincidência, tenho que passar pelo atendimento do hospital de itupeva e poderei tirar minhas considerações particulares.


13:05 
Acabei de chegar no hospital, tenho que pegar uma senha e ser cadastrado para passar pela triagem, acabei de ver uma enfermeira, um pouco agressiva no tom de voz, mas nada que me chamasse atenção. Sou o próximo a ser chamado.



13:12
Meu número, 808 foi chamado, prontamente fui ao balcão e me solicitaram o documento. Fui bem atendido e rapidamente fui cadastrado. Agora devo aguardar.



13:18
Contei meio por cima e existem 37 pessoas entre adultos e crianças chorosas aqui, tem muita gente para o local, algumas estão em pé, inclusive eu e meu amigo! Até agora, nada de mais.



13:23
Para minha surpresa fui chamado pela enfermeira, que me chamou no mesmo tom de voz, entrei com outras pessoas, fui o primeiro, ela me perguntou o que eu tinha, informei que estava gripado, mediu minha pressão e batimentos cardíacos, 13/8, os batimentos ela não informou, percebi que o tom de voz dela era apenas porque tinha que gritar para que pessoas que estão fora da sala de espera pudessem ouvir, me tratou atenciosamente e muito rápido. Esse momento durou 1 minuto, fui informado que deveria retornar à sala de espera e aguardar o atendimento médico, seria chamado.



14:01
Acabou de chegar uma kombi da prefeitura cheia de pessoas que aparentemente necessitam de cuidados médicos, uma pessoa que está aqui, briga com o motorista da kombi, ele está uniformizado como socorrista, a pessoa está reclamando que ele está demorando pra vir buscar ela para ir embora. Entendo que esse é um procedimento da prefeitura ou do hospital, pois existem outras pessoas aguardando serem levadas, achei interessante o sistema, visto que nem todas pessoas tem um carro a disposição. A kombi foi embora, o motorista disse que precisava pegar outro paciente num bairro próximo.  


14:05 
Por não ter lugar dentro da sala de espera, tive que esperar aqui fora, na sombra não há lugares pra ficar, me resta esperar de pé, no sol, percebi que minha gripe está adorando o sol e em forma de agradecimento resolveu me deixar com mais cansaço, dor de cabeça e agora uma moleza nas pernas, que maravilha, mas meu ânimo não está alterado, aguardo pacientemente ser convidado. Já faz quase meia hora que estou no sol. 

 14:11 
A kombi voltou, escutei um "Aleluia", foi da mulher que reclamou da kombi, o motorista foi dizendo o destino de sua rota e algumas pessoas foram entrando na kombi, aproximou uma senhora que visivelmente estava doente, estava abatida e com dificuldade para andar, o motorista sugeriu o uso da "escadinha" para que facilitasse sua entrada, o motorista é muito calmo e demonstra preocupação com as pessoas. Foram embora. 

14:20 
Agora tenho a possibilidade de ir num local onde tem sombra, que alívio, sentar ainda é uma esperança, aguardo apoiado numa parede. 

 14:32 
Consegui um lugar dentro da sala de espera, agora posso descansar minhas pernas, minha cabeça está doendo e estou muito indisposto, mas aparentemente existem pessoas bem pior que eu aqui. Quando cheguei a senha era 808, agora estamos no 823, contei e existem 24 pessoas aqui dentro. Tem uma TV de 29" LCD, esta passando vídeo show, a aparência do hospital é de limpeza, existem algumas partes sujas no chão mas devem ser coisas recentes dos pacientes pacientes... Acabo de ver uma mulher funcionária do hospital, recolhendo lixos. 

15:05 
Faz exatamente duas horas que eu estou aguardando o atendimento, estou um pouco irritado, minha cabeça dói, me dá vontade de xingar qualquer funcionário do hospital, eles estão conversando sobre assuntos corriqueiros e não sei porque, isso tem me irritado. A senha é 829, entraram exatamente 21 pessoas depois que eu cheguei aqui, em média 10 pessoas por hora, mas eu ainda não fui atendido, tem uma criança na minha frente que está dormindo profundamente, o ânimo do pessoal aqui está péssimo, isso me dá vontade de rir, alguns funcionários do hospital estão conversando num médio tom sobre limpeza doméstica, tenho certeza que os funcionários não são responsáveis por essa demora mas sinto um certo desrespeito ao ouvir assuntos do dia a dia. Gostaria de conversar com alguém que está aguardando mas temo ser inconveniente pelo estado da galera aqui. 

15:18 
 Aquela enfermeira com voz de capataz voltou, ela veio da sala do médico e chamou a atenção de uma paciente, disse : fulana, o doutor te chamou três vezes, presta atenção! Ele vai te chamar de novo!!! Percebi que a mulher advertida ficou sem graça, pensei e desejei que fosse comigo, para ver como seria minha reação. Estou irritado mas imagino que serei o próximo a ser atendido, isso me conforta. 

15:30
Meu celular tocou, solicitei ao meu amigo que guardasse meu lugar, preferi atender o telefone fora da sala de espera, me ferrei... Três minutos depois quando retornei ao meu assento, vejo um garoto no meu lugar, meu amigo olha pra mim e dá risada... Mais uma vez terei que aguardar em pé. Minha cabeça dói, meus olhos doem, estou nervoso e meu amigo rindo da minha cara. 

15:37 
Meu amigo sai pra fora, dando risada, o garoto que tinha sentando no meu lugar acabou de vomitar do lado dele, dei risada e disse: bem feito! Ninguém aparece pra limpar, a mãe do garoto, rainha da improvisação, resolveu a parada. 

15:50 O lugar onde eu estava e que foi ocupado por um garoto ainda estava vomitado, me dei conta quando meu amigo me disse : veja o cara vai sentar na cadeira vomitada, não deu nem tempo de avisar, ele ficou três minutos sentando e se levantou para ser atendido, quando ele passou por nós, deu pra ver o vômito comprimido na calça dele, muito engraçado kkk 

16:00
 Estou visualmente muito irritado, fui até a recepção reclamar, ela me disse que eu já havia sido chamado e não ouvi, quando ela disse isso, houve aglomeração, existiam pessoas que estavam aguardando a 4 horas! Todas essas pessoas tinha sido chamadas mas não ouviram, questionei o posicionamento dela, pois estava atento ao chamado do médico, todo o tempo, ela disse que os dois médicos que estavam atendendo realmente falam muito baixo. Nesse momento um guarda municipal se aproximou dela, penso que ele quis coagir o pessoal que reclamava, a atendente pediu desculpas e foi com minha ficha e de outros pacientes a sala do médico! 

16 : 10 
Vinte nove pessoas em três horas entraram aqui. A senha agora é 837, uma média de dez pessoas por hora, e eu estou aguardando. Estou apenas gripado, se estivesse com algum tipo de doença ou alguma dor crônica, realmente estaria muito nervoso.

16:15 
Fui chamado, a médica fez algumas perguntas, disse ser rinite ou sinusite, no me lembro o que ela disse, me deu uma lista de medicamentos, uma injeção. Estou aguardando para ser picado! Ela me disse que a receita médica que ela me passou, me possibilita adquirir gratuitamente os medicamentos que prescritos por ela, achei muito legal e fui buscar o medicamento. Toquei a campainha da "dispensa" uma mocinha apareceu e me deu todos os medicamentos, agradeci e fui feliz para meu lugar, como se tivesse ganhado o Oscar!

16:24 
 Estou aliviado por apenas aguardar uma injeção, desanimado por esperar tanto. Ainda estou com todos os sintomas e minha indisposição está reinando.

16:28 
Fui chamado por uma enfermeira, serei picado duas vezes, realmente fiquei com medo kk após sair da sala de enfermaria, percebi que estava dispensado.. 

 Conclusão T
Três horas e vinte minutos depois estou voltando pra casa, não quero nunca mais ter que esperar tanto tempo assim, deste período todo de espera acho só me sentei por meia hora!! Percebi o quão precário é o sistema de atendimento e como pode melhorar com simples procedimentos administrativos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário